segunda-feira, 29 de setembro de 2008

ESTUDANTE DIGITAL


Estamos vivendo novos tempos onde nossos alunos são influenciados pela vontade descobrir, criar e de refletir seus feitos. As interrogações continuam em suas cabecinhas, mas a pluralidade de fatos novos faz desses alunos os autores de suas transformações com uma visão mais apurada e mais ampla que ele mesmo construiu.


É nesta visão que devemos perceber as novas tecnologias da informação e comunicação, capaz de transformar a qualidade da educação e até mesmo a própria vida do aluno. A tecnologia trás no seu bojo a capacidade de quebrar barreiras e fazer com que o indivíduo veja realmente o que é melhor pra si mesmo, fazendo assim com que a escola reconheça que sua contribuição neste atual momento é de grande importância. É hora da escola contribuir com a formação do aluno ajudando-o a compreender esse atual momento tecnológico e tentando com que este reflita sobre este momento. Será nesta hora que a escola dentro de seu papel mostra para o aluno que as diferenças individuais existem e que ele terá que aprender a conviver com elas, que as pessoas devem ser valorizadas como elas são e que dentro da diversidade humana a aprendizagem deve ser de cooperação e de colaboração.


Diante deste novo processo educacional é necessário que não somente a escola, mas também o professor perceba que o seu aluno possa construir conhecimentos mais críticos, profundos e criativos, ele precisa perceber que as novas tecnologias serão as co-autoras dessa construção de conhecimento. Fechar os alhos para tais transformações, é fechar os olhos para a globalização que cada vez mais ocupa seu espaço.
As mudanças no meio educativo estão acontecendo a todo vapor e são cada vez mais responsáveis pela mudança de comportamento do alunado. Com essas mudanças não podemos deixar de fazer certos questionamentos, tendo em vista que as mesmas atingem o contexto social e também tecnológico.


Nós ficamos impressionados com o que vemos no noticiário, a tecnologia está tão avançada que as vezes as máquinas em alguns momentos substituem os humanos. Imaginem então como ficam nossos alunos que até mesmo fora da escola têm contato com tecnologias das mais simples até a mais avançada. As tecnologias de comunicação sem dúvida nenhuma imprimem nestes alunos uma educação continuada. Não se pode desprezar um computador conectado na internet na vida cotidiana de um aluno da era da tecnologia.

“A educação tem a função de habitar os indivíduos para renovar continuadamente a sua compreensão de um mundo em mudança. Não é mais suficiente apenas apreender fatos; é necessário aprender a lidar com os fatos, interpretá-los, compreendê-los; aprender a aprender; dominar o pensamento, a representação do conhecimento e o raciocínio; resolver problemas e criar soluções”. (ALVES, 1998: 111)

Vendo as possibilidades que a tecnologia leva hoje para dentro da sala de aula, nota-se, portanto, que a tecnologia da escrita remete ao aluno uma gama enorme de conhecimento e ao processo de alfabetização uma nova dimensão. A dinamicidade que o espaço eletrônico dar ao aluno é consideravelmente atraente, faz do aluno não só leitor, mas também autor, e principalmente possibilita a interação.
Percebe-se ainda que a tecnologia permite uma mudança textual importante na vida do aluno, novas linguagens são criadas por eles mesmos, novos símbolos e siglas começam a ser utilizados.




Nenhum comentário: